sobre o Glamping
Um Pequeno Paraíso à Espera de Ser Descoberto
Entre o mar e a floresta encontra-se o Retiro Atlântico – Parque de Campismo Rural, o primeiro espaço de glamping na Ilha de São Jorge, Açores, com quinta biológica certificada. Na nossa food forest (floresta comestível) encontra a maior coleccção de frutíferas tropicais e subtropicais raras e bio de Portugal!
Venha conhecer este pequeno paraíso criado pelo Hugo e pela Natacha. Durma no conforto de uma yurt, acorde ao som dos passarinhos, delicie-se com os nossos pequenos-almoços enquanto o Pico sorri para si, conheça a nossa food forest e aventure-se em São Jorge.
Ficamos à sua espera!
As Nossas Yurts
No Retiro irá encontrar 4 yurts (tendas tradicionais da Mongólia) que lhe darão todo o conforto que procura.

Casa de Apoio
Todas as manhãs servimos na casa de apoio o seu pequeno-almoço onde utilizaremos produtos da quinta sempre que disponíveis.

Cozinha Comunitária
Um espaço onde pode cozinhar se tal for mais conveniente para si, desfrutar da sua refeição e, claro, socializar!

Sitio fantástico, pessoas únicas os nossos anfitriões Hugo e Natacha. Limpeza impecável. Dormir numa yurt é viajar no tempo um prazer só ao alcance de quem vem. O pequeno-almoço era fresco e com tudo o essencial para um começar saudável. Cozinha com grelhador para usufruir de um jantar em pleno com vista para o mar, o ar puro preenche a cada instante. Parabéns a pessoas que são capazes de criar espaços maravilhosos como este. Felicitações
Visitem pela ilha, as Yurts e espaço mas voltem pelo Hugo e a Natacha!
É um projecto vivo e em constante crescimento que vai ser óptimo de acompanhar por todo o potencial que tem!
Local obrigatório em S. Jorge!
Aproveite ao máximo a sua estadia
Sugestões Durante a Sua Visita
Tour à Quinta, Yoga, Workshops
Aproveite a sua estadia no Retiro Atlântico para conhecer a nossa quinta biológica certificada, fazer uma aula de yoga ou um workshop.
Saiba mais aqui.
Fajãs, Trilhos e Desporto Aventura
A Ilha de São Jorge é conhecida pelos suas inúmeras e magníficas fajãs (são mais de 70!) que em 2016 foram classificadas pela UNESCO de Reservas da Biosfera. Muitas delas não têm acesso de carro sendo a única opção ir a pé. O trilho Topo-Fajã da Caldeira de Santo Cristo é imperdível! Esta fajã é conhecida pela sua lagoa e saborosas amêijoas.
Os nossos serviços incluem transfer de/para os trilhos, serviços de guia nos trilhos e volta à ilha na nossa carrinha, por um custo adicional. Saiba mais aqui.
Caso goste de desporto aventura há empresas na ilha especializadas neste tipo de actividades que incluem, por exemplo, mergulho, escalada, rapel e canyoning.
Cafés e Restaurantes
O centro da Urzelina encontra-se a menos de cinco minutos de carro do Retiro Atlântico onde poderá encontrar cafés e restaurantes ou, em alternativa, um mini-mercado caso deseje confeccionar as suas refeições na cozinha comunitária.
Transporte
São Jorge não tem uma rede de transportes públicos, por isso a melhor opção para conhecer a ilha é alugando um carro.
Os nossos serviços extra incluem transfer de e para o aeroporto/ porto.
Zonas balneares
São Jorge tem locais lindíssimos para tomar banho. Contudo, em vez de praias aqui irá encontrar pequenos portos ou piscinas naturais para nadar. Na Urzelina e arredores existem diferentes espaços para tomar banho. o mais perto fica a 5 minutos a pé do Retiro e chama-se cais dos Terreiros.
Cultura
São Jorge tem dois museus: a Casa Museu Cunha da Silveira, nas Velas e o Museu Francisco Lacerda, na Calheta. Pontualmente poderá haver algum espectáculo no Auditório Municipal de Velas onde se encontra a Biblioteca Municipal.
Se quiser conhecer melhor as tradições desta ilha aproveite e vá até uma casa de artesanato (situada na Beira, Ribeira do Nabo ou Fajã dos Vimes) para ficar a saber como se trabalha em teares, conheça as plantações de café na Fajã dos Vimes, únicas na Europa, ou visite uma fábrica do queijo (situada na Beira ou na Ribeira Seca).
Calendários das Festividades:
Janeiro: Ano Novo
Fevereiro: Nos Açores celebra-se o Dia dos Amigos e o Dia das Amigas. É também o mês do Carnaval
Março/Abril: Páscoa
Abril: Festas de São Jorge, padroeiro da ilha
Maio/Junho: Espírito Santo
Junho/Julho: Festas do Município de Velas e da Calheta
Novembro: São Martinho
Dezembro: Natal
Visite são jorge
Faça Já a Sua Reserva
Passe umas férias com todo o glamour na natureza.